top of page
Importância do castanheiro como agente sequestrador de carbono


José Gomes-Laranjo é Professor Associado na UTAD e investigador na área da fisiologia vegetal aplicada à cultura do castanheiro. 
É Presidente da “RefCast- Associação Portuguesa da Castanha” e Coordenador do Grupo de trabalho do Castanheiro na “International Society of Horticultural Sciences”.
Como investigador tem desenvolvido atividade na área do castanheiro e da castanha, através da participação em vários projetos de investigação/demonstração nacionais e internacionais.
É autor ou coautor de comunicações orais em conferências, jornadas técnicas ou congressos e coeditor de livros e capítulos de livros nacionais ou internacionais.

 

laranjo_sote.png

Resumo

4 de Março

2020

O castanheiro é uma espécie que apresenta crescimentos bastante mais rápidos que outras espécies florestais, permitindo que sequestrem mais rapidamente carbono do que outras árvores no mesmo período, podendo desta forma dar um contributo muito importante na mitigação das alterações climáticas.   
Estima-se que na  Europa existam cerca de 3 M hectares de castanheiros instalados em povoamentos geralmente de índole florestal ou agroflorestal. Em Portugal a área estimada é de

60 000 hectares. Estes sistemas são muito ricos em biodiversidade, pelo que para além do papel de valorização paisagística que lhes está atribuído podem efectivamente constituir-se como uma importantes sumidouros de carbono na Europa

bottom of page