top of page
LEPI no desígnio do conhecimento e da preservação dos nossos territórios.
LEPI_site.png

A LEPI - NúcLeo de Estudos de Eco-Integridade surge no final de 2019 através de um grupo de pessoas curiosas e com gosto pela natureza que tem vindo a desenvolver um trabalho voluntário focado no conhecimento e divulgação do património natural existente no concelho de Vila Real e áreas geográficas envolventes. Durante os últimos anos, as pessoas associadas à LEPI tem vindo a amadurecer o seu saber e a sua participação em projetos em conjunto com outros grupos/entidades. E os resultados do esforço e empenho tem vindo a dar frutos nas parcerias estabelecidas, das quais resultaram publicações nomeadamente:   

Caderno de Campo: As borboletas de Vila Real. (2018). Câmara Municipal de Vila Real;  À descoberta dos invertebrados de Vila Real. In: LUCANUS REVISTA DE AMBIENTE E SOCIEDADE. (2019). Município de Lousada;  New and interesting Portuguese Lepidoptera records from 2018 (Insecta: Lepidoptera). (2019). SHILAP Revta. lepid. 

A LEPI tem sido procurada e convidada a participar no desenvolvimento e promoção de vários projetos de investigação e educação ambiental, que decorrem a nível nacional no âmbito do conhecimento da fauna associada aos invertebrados, nomeadamente:  Lista Vermelha de Invertebrados em Portugal,  Projeto Vaca-Loura, Projeto Censos Borboletas de Portugal, entre outros. Para o ano 2020 a LEPI pretende evoluir, e para tal possui já na sua agenda alguns projetos como a Monitorização de Invertebrados;   Organização de campanhas/eventos envolvendo a população em geral e grupos específicos;  Outras ações de sensibilização para a importância da biodiversidade.

bottom of page